24/11/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Pré-diabetes e tabagismo podem triplicar risco de AVC em jovens

Estudo revela alterações no metabolismo das cĂ©lulas cerebrais

Por Equipe Redação Hacker 07/11/2023 às 09:01:03

Créditos: iSTock

O consumo constante de tabaco, combinado à condição de pré-diabetes, pode triplicar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em jovens adultos sem outros fatores de risco cardiovascular. A afirmação provém de um estudo realizado pela American Heart Association.

Pré-diabetes e tabagismo podem triplicar risco de AVC em jovens

A pesquisa utilizou a Amostra Nacional de Pacientes Internos, uma relevante base de dados dos EUA, para analisar as internações hospitalares de mais de 1 milhão de jovens consumidores de tabaco, com idades entre 18 e 44 anos, durante o ano de 2019.

Quem participou do estudo?

Os participantes do estudo, apesar de considerados metabolicamente saudĂĄveis e livres de fatores de risco de doenças cardiovasculares – como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto ou obesidade – eram usuĂĄrios habituais de tabaco e demonstravam dificuldade em moderar seu consumo.

Por que essas descobertas são importantes?

Os resultados deste estudo fortalecem a necessidade de estratégias preventivas voltadas para jovens usuĂĄrios de tabaco com pré-diabetes para mitigar as probabilidades de AVC.

Segundo Advait Vasavada, autor do estudo, o pré-diabetes é caracterizado por nĂ­veis de açĂșcar no sangue, em jejum, superiores ao normal. Esta alta pode predispor ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Os nĂ­veis elevados de açĂșcar no sangue também geram um risco maior de doenças cardĂ­acas e AVCs.

Entretanto, alterações no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudĂĄvel, perda de peso e a prĂĄtica regular de exercĂ­cios, podem reduzir esses riscos.

Um aspecto relevante é que os usuĂĄrios de tabaco com pré-diabetes, além de terem um risco triplicado de hospitalização por AVC, também apresentaram taxas mais altas de doença pulmonar obstrutiva crônica, ataque cardĂ­aco prévio e doença renal crônica.

Quais são os próximos passos?

De acordo com Vasavada, se vocĂȘ é um jovem adulto metabolicamente saudĂĄvel, mas dependente do uso de tabaco, deve fazer um esforço para, no mĂ­nimo, reduzir seu consumo e, se possĂ­vel, eliminar completamente.

Ainda ressalva a importância de conscientizar que a pré-diabetes pode ampliar consideravelmente o risco de AVC, mesmo em pessoas não usuĂĄrias de tabaco.

Reforçando a importância de hĂĄbitos saudĂĄveis, Esa M. Davis, membro do ComitĂȘ de Drogas, Álcool e Tabaco da American Heart Association, aconselha que a manutenção dos nĂ­veis de açĂșcar no sangue controlados, aliada a uma vida saudĂĄvel, é a chave para a prevenção.

"A pré-diabetes, sozinha, jĂĄ é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares. A adição do consumo de tabaco eleva drasticamente as chances de ter um AVC, tornando-se ainda mais importante a intensificação dos esforços para abandonar o tabagismo", conclui Davis.

Fonte: Créditos: Catraca Livre

Comunicar erro
ComentĂĄrios