A Polícia Legislativa do Senado está investigando uma série de ataques hacker às contas de WhatsApp de parlamentares da Casa. Nesse golpe, os criminosos transferem as linhas telefônicas dos senadores para outros chips, com o objetivo de solicitar doações falsas.
Na última sexta-feira (12), o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, informou em suas redes sociais que teve seu WhatsApp clonado.
"Atenção, meu WhatsApp foi clonado! Muitos contatos estão recebendo mensagens solicitando transferência de valores. É um golpe! Medidas necessárias já estão sendo tomadas", alertou o senador.
Em uma mensagem enviada aos gabinetes, a Polícia Legislativa orientou o uso da autenticação em dois fatores para aumentar a segurança dos dispositivos.
"A Polícia do Senado informa que foram registradas diversas tentativas de golpes a partir das contas de WhatsApp de senadores. Aparentemente, os cibercriminosos estão conseguindo transferir a linha telefônica do chip da vítima para outro chip, e, uma vez com a linha em seu poder, sequestram a conta do WhatsApp para aplicar golpes", diz o comunicado.
Hora Brasilia