28/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Primeiro grupo de estrangeiros e feridos deixa a Faixa de Gaza

Por Redação 01/11/2023 às 09:22:45

Nesta quarta-feira (1º), um grupo de 450 estrangeiros e 90 palestinos feridos deixaram a Faixa de Gaza pelo posto fronteiriço de Rafah, no sul do território palestino.

A lista divulgada pelo Hamas, autoridade que controla o enclave palestino, não inclui brasileiros.

No sentido inverso, caminhões com ajuda humanitária para civis entraram no território palestino.

Ambulâncias aguardam no lado egípcio da fronteira para transportar os cerca de 90 doentes e feridos que também estão autorizados a partir.

O acordo para abrir a passagem foi mediado pelo Catar entre o Egito, Israel e o Hamas, que controla Gaza, em coordenação com os Estados Unidos.

A guerra eclodiu após o ataque do Hamas em 7 de outubro, que viu cerca de 2.500 terroristas atravessarem a fronteira com Israel a partir da Faixa de Gaza por terra, ar e mar, matando cerca de 1.400 pessoas e fazendo 200-250 reféns de todas as idades sob a cobertura de um dilúvio de milhares de foguetes disparados contra vilas e cidades israelenses.

Israel afirma que a sua ofensiva em Gaza visa destruir a infra-estrutura do Hamas e prometeu eliminar todo o grupo terrorista que governa a Faixa.

Canais de televisão egípcios mostraram imagens ao vivo de uma fila de ambulâncias entrando no território palestino para dar os primeiros atendimentos médicos e auxiliar na transferência de pessoas para hospitais no Egito.

Também existe a expectativa de que reféns sejam libertados pelos Hamas. Pelo menos 239 pessoas, entre israelenses e cidadãos de outros países, foram sequestradas no ataque do dia 7 de outubro que desencadeou a guerra.

O porta-voz das Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, Abu Ubaida, já havia afirmado que vários reféns serão soltos, mas não citou um número nem deu um prazo.

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Comentários