Atualmente, os desempenhos dos alunos dos cursos de licenciatura são analisados a cada trĂȘs anos, conforme o ciclo avaliativo. "A partir do ano que vem, as licenciaturas serão anualizadas, pela importância que temos de ter para a formação dos professores", adiantou o ministro da Educação.
A declaração do ministro foi dada durante a apresentação, em BrasĂlia, dos resultados do Enade 2022, pelo Inep. O exame tem o objetivo de construir e aperfeiçoar polĂticas pĂșblicas educacionais e serve, também, como guia para que as próprias instituições de ensino superior melhorem os processos pedagógicos.Nos trĂȘs anos do ciclo de avaliações do Enade, são avaliados cerca de 90 cursos. Em 2022, o Enade avaliou cursos de 26 ĂĄreas, sendo 13 no nĂvel de bacharelado: administração, administração pĂșblica, ciĂȘncias contĂĄbeis, ciĂȘncias econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia de outras 13 ĂĄreas, ligados, principalmente, a questões de gestão: comércio exterior, design de interiores, design grĂĄfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pĂșblica, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logĂstica, marketing e processos gerenciais.
Ao todo, nas 26 ĂĄreas, foram 594.013 inscritos, sendo 447.494 (75%) no grau de bacharelado e o restante, 146.519 (25%), no tecnológico; de 1.448 municĂpios das 27 unidades da Federação.
O Enade 2022 revelou que a educação à distância (Ead) corresponde a 48,7% das matrĂculas dos cursos em 2022 e 40% dos estudantes concluĂram os cursos e fizeram as provas do exame. Portanto, os demais estudantes são de cursos presenciais.
Entre as instituições avaliadas, 86% (1.749) são privadas e 14% pĂșblicas. Se consideradas as ĂĄreas com o maior nĂșmero de inscritos, estão os cursos de direito, com 136.145 alunos inscritos; seguido por 119.053 dos cursos de administração. Em percentual de participação de estudantes no Enade, em primeiro lugar estão os cursos de psicologia, com 39.135 (87%) estudantes.
A taxa de conclusão dos cursos avaliados, entre 2017 e 2022, varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos.
O diretor de Avaliação do Ensino Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, destacou que é importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e trĂȘs anos) do que a dos bacharelados. O ministro Camilo Santana disse que estĂĄ preocupado com as vagas ociosas, devido ao baixo preenchimento nos cursos presenciais e à distância. E alertou para o baixo percentual de concluintes e o alto percentual de abandono dos cursos.
O conceito Enade é formado por notas de 1 a 5. Apenas 5,5% dos cursos superiores do paĂs atingiram o conceito 5, o que correspondem a 487 cursos com a nota mĂĄxima.
Em algumas ĂĄreas de avaliação, como ciĂȘncias econômicas e relações internacionais, hĂĄ grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.
As universidades pĂșblicas tiveram as maiores notas (4 e 5). JĂĄ as privadas se concentram nos Ăndices 2 e 3.
"As pĂșblicas tĂȘm qualidade maior, apesar do seu percentual menor de alunos. Mas, isso mostra a qualidade melhor das instituições pĂșblicas federais e das pĂșblicas", disse o ministro Camilo Santana.
Considerando uma expectativa de notas em torno de 60 pontos, no caso dos cursos de bacharelado, comunicação social – jornalismo (56,89), secretariado executivo (57,82) e turismo (54,03) tĂȘm médias nacionais próximas às esperadas. JĂĄ nos cursos tecnológicos, o destaque foi a ĂĄrea tecnológica de design de moda (60,04) que teve a maior média.
De acordo com o QuestionĂĄrio do Estudante, que permite traçar o perfil socioeconômico dos avaliados, predomina mulheres (59,6), indivĂduos brancos (52,9%), solteiros (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salĂĄrios mĂnimos (69%) e pessoas que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).
Na educação presencial, a maioria dos concluintes é jovem, de até 24 anos, enquanto no ensino a distância (EaD), a faixa etĂĄria predominante é dos 31 aos 40 anos.
Os resultados apontam também que 31,6% dos concluintes são beneficiados por subsĂdios ou financiamentos pĂșblicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Fonte: AgĂȘncia Brasil