O proprietário da SpaceX, Elon Musk, conversou com o chefe do Shin Bet de Israel, Ronen Bar, para discutir a possibilidade de restaurar o acesso à internet em Gaza por meio da rede de satélites Starlink, informou o Times of Israel.
Segundo os relatos, Musk disse a Bar que só concederia acesso a organizações de ajuda reconhecidas.
Israel cortou grande parte do acesso à internet e ao telefone na Faixa de Gaza na sexta-feira, para limitar as capacidades de comunicação do Hamas à medida que expande suas operações terrestres no território. A guerra foi lançada depois que terroristas do Hamas mataram 1.400 pessoas no sul de Israel em 7 de outubro.
O governo israelense afirma que sua ofensiva visa destruir as capacidades militares e de governança do Hamas e prometeu eliminar todo o grupo terrorista que governa a Faixa. Afirma que tem como alvo todas as áreas onde o Hamas opera, ao mesmo tempo que procura minimizar as vítimas civis.
De acordo com o Canal 12, Musk disse que verificaria novamente com as autoridades de segurança israelenses e norte-americanas antes de permitir qualquer conexão.
No domingo, a Reuters citou relatos da mídia palestina de que a conectividade telefônica e de internet estava gradualmente retornando à Faixa. O monitor de rede global Netblocks também disse que a conectividade com a internet estava sendo restaurada.
Gazeta Brasil