28/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Ex-vice-presidente Mike Pence desiste da corrida presidencial nos EUA

Por Eliashacker.com.br 28/10/2023 às 16:09:02

@TRTWorldNow

O ex-vice-presidente Mike Pence desistiu de sua candidatura à indicação presidencial republicana no sábado, encerrando sua campanha para a Casa Branca depois de lutar para arrecadar dinheiro e ganhar força nas pesquisas.

"Depois de muita oração e deliberação, decidi suspender minha campanha para presidente a partir de hoje", disse Pence em um discurso em Las Vegas. "Sempre soubemos que esta seria uma batalha difícil, mas não me arrependo", disse ele.

Pence se torna o primeiro grande candidato a abandonar uma disputa dominada por seu ex-chefe que se tornou rival, Donald Trump.

A decisão, mais de dois meses antes dos caucuses de Iowa nos quais ele apostou sua campanha, salva Pence do constrangimento de não conseguir se qualificar para o terceiro debate republicano nas primárias, em 8 de novembro, em Miami.

A retirada é um grande golpe para Pence

Mas a retirada é um grande golpe para um político que passou anos aguardando seu tempo como o tenente mais leal de Trump, apenas para ser usado como bode expiatório durante seus últimos dias no cargo, quando Trump se convenceu de que Pence de alguma forma tinha o poder de anular os resultados das eleições de 2020 e manter os dois homens no cargo – algo que um vice-presidente não poderia fazer.

Embora Pence tenha evitado uma crise constitucional ao rejeitar o esquema, ele atraiu a fúria de Trump, bem como a ira de muitos dos apoiadores de Trump que acreditaram em suas mentiras e ainda veem Pence como um traidor.

Enquanto isso, entre os críticos de Trump, Pence era visto como um facilitador que defendia o ex-presidente em todos os momentos e se recusava a criticar repetidamente até mesmo as ações mais indefensáveis de Trump.

Pence lutava para se conectar com os eleitores

Ao longo de sua campanha, o ex-governador e congressista de Indiana insistiu que, embora fosse bem conhecido pelos eleitores, não era "bem conhecido" e decidiu mudar isso com uma programação agressiva que incluía inúmeras paradas em lanchonetes e restaurantes Pizza Ranch.

Pence vinha apostando em Iowa, um estado com uma grande população evangélica branca que tem uma longa história de promoção de candidatos religiosos e socialmente conservadores, como o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e o ex-Pensilvânia Rick Santorum. Pence fez frequentemente campanha com sua esposa, Karen, uma professora cristã, e enfatizou suas opiniões linha-dura sobre questões como o aborto, ao qual se opõe mesmo nos casos em que a gravidez é inviável. Ele apelou repetidamente aos seus colegas candidatos para apoiarem uma proibição nacional mínima de 15 semanas e pressionou para proibir medicamentos usados ??como alternativas aos procedimentos cirúrgicos.

Ele tentou confrontar frontalmente suas ações em 6 de janeiro de 2021, explicando repetidamente aos eleitores que havia cumprido seu dever constitucional naquele dia, sabendo muito bem das consequências políticas. Foi uma estratégia que os assessores acreditaram que ajudaria a acalmar a questão e a ganhar a Pence o respeito da maioria dos republicanos, que estavam convencidos de que não concordavam com as ações de Trump.

Pence também lutava para arrecadar dinheiro

Mas mesmo em Iowa, Pence lutou para ganhar força.

Ele teve uma escalada igualmente difícil com os doadores, apesar de anos de conexões. Pence terminou setembro com apenas US$ 1,18 milhão no banco e US$ 621 mil em dívidas, de acordo com seu mais recente documento de campanha. Esse número de dívida provavelmente cresceu nas semanas seguintes e aparentemente levará anos para que Pence, que não é rico de forma independente, pague.

Espera-se que Pence continue engajado, em parte por meio do Advancing American Freedom, o think tank conservador que ele fundou depois de deixar a vice-presidência. Ele a vê como uma alternativa à The Heritage Foundation.

O grupo de Pence espera continuar a defender as políticas que apoiou durante sua gestão, incluindo a pressão por mais apoio dos EUA à defesa da Ucrânia contra a invasão russa e propostas de cortes na Segurança Social e no Medicare para controlar a dívida. Tais ideias já foram o pão com manteiga da ortodoxia do establishment republicano, mas caíram em desuso à medida que o partido abraçou as mudanças isolacionistas e populistas de Trump.

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Comentários