22/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Educação

Andre@zza.net

Primeira infância: Unicef certifica 235 unidades de saúde e educação

Por Eliashacker.com.br 26/10/2023 às 19:33:19

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou nesta quinta-feira (26) 235 unidades bĂĄsicas de saĂșde e de educação infantil como Unidades Amigas da Primeira Infância. A proposta é contribuir com seis capitais brasileiras – Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São LuĂ­s e Fortaleza – na promoção de serviços pĂșblicos de excelĂȘncia para a primeira infância, definida pela entidade uma oportunidade Ășnica para o desenvolvimento da criança.

"Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida para que as crianças desenvolvam o seu mĂĄximo potencial", avaliou a oficial de Primeira Infância do Unicef no Brasil, MaĂ­ra Souza.

Entre as 235 unidades certificadas, 165 são unidades bĂĄsicas de saĂșde que alcançam um pĂșblico de mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes. As outras 70 unidades são de educação infantil e atendem 8 mil bebĂȘs e crianças. Ao todo, 469 unidades bĂĄsicas de saĂșde e 106 de educação infantil participaram da seleção.

De acordo com o Unicef, todas as 235 unidades certificadas registraram importantes melhorias nos indicadores de saĂșde, com destaque para um aumento de 40,2% no percentual de crianças imunizadas e 22,6% na prevalĂȘncia de crianças até 6 meses em aleitamento materno exclusivo.

"A parceria entre setor privado, sociedade civil e governos é fundamental para a garantia de direitos, com impactos duradouros e de larga escala. É preciso fortalecer os serviços e polĂ­ticas pĂșblicas municipais para a primeira infância, com especial foco na atenção primĂĄria à saĂșde, garantindo o acesso e a qualidade da atenção à saĂșde das crianças, mães e mulheres gestantes", destacou a chefe de SaĂșde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo.

Os dados mostram ainda que, em um ano, mais de 2,9 mil profissionais de saĂșde e da educação infantil foram capacitados por meio da estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância. A capacitação online aborda a atenção integral e integrada da rede de serviços bĂĄsicos para a primeira infância, enquanto a presencial trabalha o atendimento a crianças com deficiĂȘncia e doenças raras e a prevenção contra a violĂȘncia na primeira infância.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios