Na tarde desta quarta-feira (25), os deputados dos Estados Unidos (EUA) elegeram um novo presidente para a Câmara dos Representantes (a Câmara dos Deputados nos EUA): o republicano Mike Johnson.
Johnson foi eleito com ampla vantagem dos votos após semanas de impasse da Câmara dos EUA.
Mike Johnson substituirá o também republicado Kevin McCarthy, que, no início de outubro, foi destituído do cargo após uma rebelião de membros do partido Republicano na Casa.
Essa foi a 1ª vez na história do país que o líder da Câmara dos Representantes foi derrubado.
"É uma honra única ter sido eleito o 56º Presidente da Câmara. Agradeço aos meus colegas, amigos, funcionários e familiares pelo apoio incomparável durante todo este processo. Foram algumas semanas árduas e um lembrete de que a Assembleia é tão complicada e diversificada como as pessoas que representamos. A urgência deste momento exige medidas ousadas e decisivas para restaurar a confiança, fazer avançar as nossas prioridades legislativas e demonstrar boa governação. Nossa Conferência Republicana da Câmara está unida e ansiosa para trabalhar. Como Presidente, garantirei que a Câmara produza resultados e inspire mudanças para o povo americano. Restauraremos a confiança neste órgão. Promoveremos uma agenda política conservadora abrangente, combateremos as políticas prejudiciais da Administração Biden e apoiaremos os nossos aliados no estrangeiro. E restauraremos a sanidade a um governo que dela necessita desesperadamente. Vamos voltar ao trabalho", escreveu o novo presidente da Câmara dos EUA nas redes sociais.
Mike Johnson nasceu em 30 de janeiro de 1972 e é formado em advocacia. O republicano representa o 4º distrito congressional da Louisiana na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desde 2017.
Anteriormente, Johnson foi vice-presidente da Conferência Republicana da Câmara de 2021 a 2023 e presidente do Comitê de Estudo Republicano de 2019 a 2021.
Fonte: Gazeta Brasil