O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25), a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. A troca no comando do banco foi negociada com o Centrão, e o novo presidente será o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Viera Fernandes é servidor de carreira da Caixa e já foi presidente do Funcef, fundo de pensão dos funcionários da instituição. Ele também é conterrâneo e aliado do líder da maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), com quem trabalhou como secretário-executivo quando o parlamentar era ministro das Cidades, no governo Dilma Rousseff (PT).
A mudança na presidência da Caixa ocorre na semana em que Lula retoma à presidência, após semanas de licença médica devido a uma cirurgia no quadril. A indicação de Vieira Fernandes é vista como um gesto de Lula ao Centrão, que é responsável pela aprovação de projetos econômicos no Congresso.
De acordo com integrantes do PP, o nome de Vieira foi levado ao governo pouco antes de Lira iniciar uma viagem para Índia e China. Com a volta ao Brasil do presidente da Câmara, a movimentação pela troca foi retomada, ao mesmo tempo que os projetos econômicos travados no Congresso começam a ser tocados. Líderes da Casa sinalizaram que vão aprovar o projeto de lei que estipula a taxação de offshores e fundos exclusivos, atingindo os "super ricos".
Fonte: Gazeta Brasil