Habitualmente, estamos acostumados para não dizer condicionados a entender que os homens urinam em pé. Apesar disso, um novo estudo prevĂȘ uma nova compreensão bem diferente sobre o assunto. Segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, esta pode não ser a melhor posição para eles.
Isso porque, de acordo com a equipe envolvida na investigação científica, sentar-se ajuda a esvaziar a bexiga mais rapidamente e de forma mais completa, o que seria benéfico para aqueles com problemas no trato urinĂĄrio inferior e próstata aumentada.
Isso acontece porque quando eles sentam, os músculos da pélvis e da coluna ficam completamente relaxados, facilitando a micção, ao contrĂĄrio do que acontece quando estão em pé. Além disso, outros estudos sobre o tema asseguram que não é considerado saudĂĄvel forçar a urina.
Ainda de acordo com outra pesquisa, a prĂĄtica tem ganhado adesão pelo mundo e se tornou rotina em ao menos 13 países. O levantamento da YouGov, um grupo internacional de tecnologia de anĂĄlise e dados de pesquisa on-line, mostrou que os alemães são os mais adeptos.
Pelo menos 62% deles dizem que preferem urinar sentados. Na Suécia, 50% dos homens também disseram que se sentam para urinar. O levantamento não entrevistou os brasileiros.
Além das motivações clínicas levantadas, a principal motivação que levou à mudança, de acordo com os estudos era a higiene – sobretudo para garantir que ninguém precisasse pisar em poças ou resíduos de urina que caem no chão.
Fonte: Créditos: Catraca Livre