As Forças de Defesa de Israel (IDF) publicaram neste sábado imagens térmicas que mostram como lançamentos fracassados de foguetes de Gaza caíram dentro da Faixa. De acordo com as IDF, desde o ataque terrorista de 7 de Outubro, mais de 550 projéteis disparados contra o território israelita não conseguiram atravessar a fronteira e mataram palestinianos no enclave.
O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das FDI, informou que um quinto dos foguetes lançados na sexta-feira pelo Hamas e pela Jihad Islâmica Palestina (PIJ) contra Israel caíram dentro de Gaza. "Eles estão matando seu próprio povo", disse ele.
Este relatório surge dias depois de o Hamas ter acusado Israel de disparar um foguete que atingiu o Hospital Árabe Al Ahli, em Gaza, matando dezenas de pessoas, e essa acusação foi negada por investigadores internacionais independentes, que determinaram que a explosão surgiu de um tiro falhado do grupo islâmico Jihad.
O número de reféns aumentou
Além disso, Hagari também informou que o número de pessoas sequestradas pelo Hamas aumentou para 210. "As famílias de 210 reféns foram notificadas de que seus entes queridos estão atualmente detidos na Faixa de Gaza", disse o responsável numa conferência.
O número passou de 203 para 210, mas Hagari alertou que esse número não é definitivo, já que o Exército investiga o paradeiro de pelo menos 100 desaparecidos. Entre os estrangeiros dados como desaparecidos estão doze latino-americanos e dois espanhóis, segundo informações oficiais.
O número de 210 reféns já não inclui Judith Ranan e sua filha adolescente Natalie, duas americanas que o Hamas libertou ontem à noite por "razões humanitárias". Até agora, os dois são as únicas pessoas confirmadas como reféns libertadas pelas autoridades israelitas.
Fonte: Gazeta Brasil