Ao longo dos últimos anos, inúmeras pesquisas indicaram a capacidade de alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial. Recentemente, um estudo que envolveu 70 pessoas com sobrepeso e pressão alta descobriu os efeitos reparadores de um popular vegetal, a cebola.
De acordo com as evidĂȘncias, a quercetina, um antioxidante flavonoide altamente concentrado na cebola, com propriedades farmacológicas, tem efeito significativo para a redução da pressão arterial.
Durante os testes, uma dose de 162 mg por dia de extrato de cebola rico reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em 3-6 mmHg em comparação com um placebo.
As cebolas, segundo os resultados, demonstraram diminuir consideravelmente níveis de colesterol. A descoberta se deu após a realização de um estudo que envolveu 54 mulheres com síndrome do ovĂĄrio policístico (SOP) e indicou que, consumir grandes quantidades de cebola roxa crua (40–50 gramas/dia se estiver com sobrepeso e 50–60 gramas/dia se obesa) por oito semanas, reduziu o LDL total e "ruim" colesterol em comparação com um grupo controle.
Além dos efeitos da cebola, o controle do colesterol, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde, engloba hĂĄbitos como redução de sal, adoção de uma dieta balanceada e com baixo teor de gordura, com bastante peixe, frutas e vegetais, reduzir o consumo de ĂĄlcool e beber menos cafeína.
Vale ainda lembrar que os flavonoides são encontrados em uma variedade tão ampla de frutas, vegetais e outros alimentos facilmente adotĂĄveis em uma dieta.
Fonte: Créditos: Catraca Livre