O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez dois apelos humanitários a Israel e ao Hamas no domingo, enquanto a guerra entre os dois continua.
"Neste momento dramático, em que estamos à beira do abismo no Oriente Médio, é meu dever como secretário-geral da ONU fazer dois apelos humanitários", disse Guterres em um comunicado.
"Para o Hamas, os reféns devem ser libertados imediatamente e incondicionalmente", escreveu ele. "A Israel, deve ser concedido acesso rápido e desimpedido à ajuda humanitária, para fornecimentos e trabalhadores humanitários, para o bem dos civis em Gaza."
Gaza está ficando sem energia elétrica, água e alimentos desde que Israel bloqueou a entrada na Faixa de Gaza na semana passada. Guterres explicou que a ONU tem reservas de alimentos, água, suprimentos médicos e muito mais em todo o Levante.
"Essas mercadorias podem ser despachadas em poucas horas", acrescentou o comunicado. "Para garantir a entrega, nosso pessoal altruísta no terreno, juntamente com as ONGs parceiras, precisam ser capazes de trazer esses suprimentos para Gaza e através dela com segurança e sem impedimentos para entregá-los aos necessitados."
"Cada um desses dois objetivos é válido por si só", afirmou Guterres. "Eles não devem se tornar moeda de troca e devem ser implementados porque é a coisa certa a fazer."
Fonte: Gazeta Brasil