Os ataques aéreos israelenses mataram Bilal al Qadr, comandante sênior das forças especiais Nukhba do Hamas, responsável pela infiltração em massa e massacre de israelenses, informou a IDF na manhã de domingo (15).
De acordo com as Forças de Defesa de Israel, o comandante assassinado do Hamas foi responsável pela invasão dos militantes aos Kibutz Nirim e Nir-Oz, perto da Faixa de Gaza. Ali, ocorreram tiroteios em massa contra civis. Israel recuperou o controle dos dois kibutzim na noite de 7 de outubro.
As Forças de Defesa de Israel também disseram que atingiram mais de 100 alvos durante a noite, incluindo postos de comando do Hamas, complexos militares, dezenas de lançadores de foguetes, lançadores de mísseis antitanque e postos de observação, bem como postos de comando da Jihad Islâmica.
Os caças da Força Aérea Israelense, dirigidos pelo Shin Bet, alvejaram e mataram al Qadr, o comandante da unidade Khan Yunis do sul das forças Nukhba. Qadr foi responsável pelas invasões em Nirim e Nir Oz e pelo subsequente assassinato em massa de israelitas nas cidades fronteiriças de Gaza.
As IDF divulgaram imagens do ataque aéreo que, segundo elas, matou o comandante terrorista.
A morte de Qadr segue-se ao assassinato direcionado de Ali Qadi, o comandante das forças Nukhba que liderou a infiltração em Israel.
Em 2005, Qadi foi preso após o sequestro e assassinato de israelenses e mais tarde foi libertado como parte do acordo de troca de Gilad Schalit.
Fonte: Gazeta Brasil