Depois de adiar seu retorno aos palcos por vários meses devido a uma doença grave, Madonna finalmente iniciou sua turnê comemorativa de 40 anos de carreira. A cantora se apresentou na Arena 02 em Londres, onde, durante pouco mais de 2 horas, cantou seus maiores sucessos e diversas músicas que não tocava ao vivo há mais de 20 anos.
Além de seus hits, Madonna também aproveitou o show para falar sobre a guerra em Israel, que já causou mais de 2.000 mortes. Em uma mensagem emocionante, a cantora pediu o fim do conflito e convidou seus fãs a mudarem o mundo com suas ações diárias.
"Parte meu coração ver o que está acontecendo em Israel e na Palestina. Parte meu coração ver crianças, adolescentes e idosos sofrendo. Tudo isso parte meu coração, certo? Tenho certeza que você concorda. Mesmo que nossos corações se quebrem, nosso espírito não pode ser quebrado. Você está comigo?", disse Madonna.
A cantora de 65 anos continuou convidando seus fãs a fazerem a diferença. "Muitas pessoas dizem: "Bem, o que posso fazer? Sou apenas uma pessoa. Você se sente desesperado. Você se sente impotente. O que podemos fazer? Podemos fazer muitas coisas. Em primeiro lugar, podemos dizer: "E eu posso fazer a diferença, porque eu, individualmente, posso trazer luz ao mundo com minhas ações, com minhas palavras, todos os dias'", disse.
Madonna acrescentou que, uma vez que cada indivíduo começasse a fazer uma mudança em suas vidas, aos poucos um mundo melhor poderia ser gerado. "Todos juntos somos pessoas muito poderosas. Podemos nos unir de uma forma sombria e maligna, ou podemos nos unir a partir de um lugar de luz e amor. E se todos tivermos essa consciência coletiva, podemos mudar o mundo e trazer a paz, não só ao Oriente Médio, mas a todo o mundo", disse.
A mensagem de Madonna gerou polêmica nas redes sociais, pois a cantora compartilhou seu total apoio a Israel, fazendo com que muitos usuários considerassem isso uma falta de empatia pelo povo palestino. As críticas chegaram a tal ponto que Madonna teve que desativar os comentários.
Ainda durante o show, Madonna também falou sobre a doença que quase lhe custou a vida. "Achei que não sobreviveria, nem meus médicos. Esqueci cinco dias da minha vida, ou da minha morte, não sei bem onde estava. Mas os anjos me protegeram. E meus filhos estavam lá. E meus filhos sempre me salvam, sempre. Se você quiser saber como superei isso e como sobrevivi, pensei, tenho que estar ao lado dos meus filhos. Eu tenho que sobreviver por eles", disse.
Gazeta Brasil