19/01/2025 +55 (83) 98773-3673

Cidades

Andre@zza.net

Barragem de José Boiteux será fechada para conter cheias em Santa Catarina

Por Redação 08/10/2023 às 07:12:12

Foto: Otávio Júnior/ Defesa Civil de José Boiteux

A Defesa Civil de Santa Catarina decidiu fechar a barragem de José Boiteux, a maior do Estado, para conter cheias no Médio Vale. A decisão foi anunciada pelo governador Jorginho Mello, que afirmou que a medida é necessária para garantir a segurança das pessoas na região.

"Hoje foi um dia difícil para todos nós em Santa Catarina. A chuva tem causado muitos danos, perdas de vidas e trará mais impactos ainda para nosso Estado. Por isso, tivemos que tomar importantes decisões. Após reunir equipes do governo e ouvir técnicos, decidimos fechar as duas comportas da Barragem Norte de José Boiteux. Horas antes já havíamos fechado a quarta comporta da barragem de Ituporanga. Precisamos segurar essa água toda que está caindo e tentar ao máximo evitar uma tragédia ainda maior. Estamos fazendo todo o possível para proteger a vida das pessoas. Que Deus esteja conosco, e Ele estará!", escreveu o governador.

A barragem está localizada na Terra Indígena Laklaño Xokleng, e a negociação para seu fechamento envolveu uma reunião com os indígenas na tarde deste sábado (7). O Estado tentou um acordo com a comunidade, mas não houve consenso sobre a operação da barragem antes de providenciar algumas medidas solicitadas pelos indígenas.

Por conta disso, o fechamento das comportas precisará ser feito com uso das forças policiais, se necessário. O governador confirmou que a Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança da operação.

A barragem de José Boiteux foi construída em 1970 e totalmente concluída 20 anos depois. Ela é considerada fundamental para controlar o nível do Rio Itajaí-Açu em cidades da região, como Rio do Sul e Blumenau.

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Comentários