A indústria criativa enfrenta com incerteza a explosão da inteligência artificial no mercado. A tecnologia permite gerar desde músicas falsas até fotos realistas e no meio artístico, apelos para agir antes que seja tarde começam a ganhar força.
Nos Estados Unidos, o plano é iniciar discussões o quanto antes para regular o uso da IA.
A intenção é tentar ilustrar como essas preocupações comuns são compartilhadas no meio artístico. É para criar um ponto de organização quando artistas de meios diferentes se movem juntos eles têm muito mais poder
Lia Holland, idealizadora do projeto e diretora de campanhas da "Fight for the Future", em entrevista ao TechCrunch
Apesar do foco nos potenciais impactos e abusos da IA, a iniciativa também não descarta como os artistas podem se beneficiar da automação de partes do seu trabalho.
O treinamento de IA generativa usando a música levanta a questão de qual lado da história todas as partes interessadas no ecossistema musical querem estar: do lado dos artistas, dos fãs e da expressão criativa humana, ou do lado das falsificações, fraude e negação aos artistas da devida compensação
Universal Music Group, após uma música usando IA que imita a voz de Drake e The Weeknd, dois dos seus artistas, viralizar
A FTC também conversou nos últimos dias com nomes importantes da indústria criativa — desde dublagem até roteiros, música, ilustração e moda —, para investigar como a IA generativa está afetando o setor.
Nos comentários, representantes expressaram preocupações sobre o treinamento de modelos de IA com trabalho original dos artistas, e como a lei de direitos autorais existente poderia ser uma ferramenta útil e abrangente para estabelecer barreiras regulatórias.
Embora roteiristas em greve tenham obtido recentemente uma certa proteção num acordo recém-firmado, os representantes pedem mais ações do Congresso para abordar as preocupações crescentes em torno da IA.
"A IA generativa, em particular, representa um conjunto único de oportunidades e desafios para as indústrias criativas. Ouvimos preocupações sobre como estas tecnologias poderiam enfraquecer significativamente os criadores e artistas", disse Lina Khan, presidente da FTC.
Fonte: Olhar Digital