A FIFA anunciou nesta sexta-feira que a Copa do Mundo de 2030, que marca o centenário do torneio, começará na América do Sul. As três primeiras partidas serão disputadas na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, nos dias 8 e 9 de junho, nas sedes desses países.
Para dar tempo às equipes de viajarem da América do Sul para a Europa e a África, o calendário da Copa de 2030 será ampliado. A cerimônia de abertura será realizada em Montevidéu, no Uruguai, no dia 8 de junho.
As três seleções sul-americanas que sediarão a Copa de 2030, Argentina, Uruguai e Paraguai, já se classificaram automaticamente para o torneio, sem a necessidade de disputar as Eliminatórias.
As atividades da Copa de 2030 serão retomadas nas sedes da Europa e da África na quinta-feira, 13 de junho, e na sexta-feira, 14 de junho. As três seleções sul-americanas jogarão seu segundo jogo entre os dias 21 e 22 de junho, nas sedes dessas seleções.
Calendário compartilhado pela FIFA:
Sábado e domingo, 8 e 9 de junho de 2030: Cerimônia de comemoração do centenário e primeiras partidas do Uruguai (em Montevidéu), Argentina (em casa) e Paraguai (em casa).
Quinta e sexta, 13 e 14 de junho de 2030: Cerimônia de abertura e partida(s) de abertura da Copa do Mundo FIFA 2030, nas sedes da Europa e da África.
Sábado e domingo, 15 e 16 de junho de 2030: Primeiras partidas das demais seleções dos grupos do Uruguai, Argentina e Paraguai, nas sedes dessas seleções.
Sexta e sábado, 21 e 22 de junho de 2030: Segundas partidas de todas as seleções dos grupos do Uruguai, Argentina e Paraguai, nas sedes dessas seleções.
Domingo, 21 de julho de 2030: Final da Copa do Mundo FIFA 2030, na sede da final.
Além disso, o site acrescenta:
"Todos os ajustes necessários no calendário de jogos serão feitos no âmbito do calendário internacional atual, de modo que o período total de empréstimo de jogadores permanecerá inalterado em relação à Copa do Mundo FIFA de 2026. Consequentemente, não haveria mais dias a serem adicionados ao status quo atual, nem representaria qualquer encargo adicional para qualquer equipe participante, nem para seus jogadores ou clubes da liga nacional. Além disso, as mesmas exceções ao período total de empréstimo de jogadores para a Copa do Mundo FIFA de 2026 também se aplicarão aos jogadores que competirem nas finais das competições de clubes da confederação."
Por outro lado, a entidade explicou que tudo isso será aprovado formalmente no Congresso da FIFA que acontecerá no quarto trimestre de 2024 e por sua vez haverá uma votação para a sede da Copa do Mundo de 2034, na qual apenas propostas de Ásia e Oceania serão aceitas, para cumprir o princípio da rotatividade entre confederações."
Fonte: Gazeta Brasil