A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3) a Operação Detour, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no furto de cargas dos Correios, receptação e lavagem de dinheiro.
As investigações apontaram que o esquema criminoso, que vinha atuando desde 2022, consistia em interceptar caminhões que transportavam mercadorias dos Correios, principalmente produtos eletrônicos, entre Joinville e Porto Alegre.
Os criminosos retiravam as encomendas de alto valor dos veículos e aplicavam lacres falsos para evitar suspeitas de violação do compartimento de cargas. Intrigantemente, as investigações apontaram que os próprios motoristas dos caminhões, que prestavam serviço terceirizado aos Correios, faziam parte do grupo criminoso.
As mercadorias furtadas eram posteriormente armazenadas em um depósito da organização criminosa e, de maneira audaciosa, eram comercializadas através de uma plataforma de vendas on-line. Até o momento, estima-se que a organização jĂĄ tenha desviado mais de 2 milhões de reais em mercadorias dos Correios.
A ação mobilizou 40 policiais federais para o cumprimento de nove mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Além disso, foram executadas ordens judiciais para o sequestro de 14 veículos e bloqueio de contas bancĂĄrias dos suspeitos.
Fonte: Gazeta Brasil