Na sexta-feira (22/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a visita de um líder da comitiva do Partido Comunista da China no Palácio do Planalto. Durante o encontro, Lula reiterou a proximidade do PT com o partido chinês, destacando: "tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês".
Lula enfatizou a solidez das relações entre Brasil e China, afirmando: "É sempre uma alegria receber um país irmão. Mantemos uma relação extraordinária, tanto comercial quanto política". Em uma conversa com Li Xi, membro de destaque do partido chinês, o presidente brasileiro estendeu um convite ao presidente da China, Xi Jinping, para visitar o Brasil em 2024. Lula lembrou: "Eu próprio já fui à China como dirigente partidário antes de ser presidente da República".
Com cinco décadas de relações diplomáticas e duas décadas da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) a serem comemoradas no próximo ano, Brasil e China planejam uma série de eventos celebrativos. A visita de Xi Jinping, se confirmada, será o destaque.
No entanto, vale ressaltar que o presidente chinês tem se ausentado de algumas agendas diplomáticas neste ano, como sua recente ausência na Assembleia Geral das Nações Unidas nos EUA.
Hora Brasilia