Os queijos de Minas Gerais foram os grandes destaques da 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, em Tours, na França. No concurso, que ocorre a cada dois anos, os queijos produzidos no Estado conquistaram 43 medalhas, o que corresponde a mais da metade (53%) das 81 medalhas conquistadas por queijos brasileiros.
Ao todo, os produtores mineiros ganharam 10 medalhas de ouro, 17 de prata e 16 de bronze. Entre os premiados, o Queijo Aparecido, da Queijaria Alto da Aparecida, localizada na Serra da Mantiqueira, se destacou. As quatro amostras enviadas conquistaram quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata.
O concurso foi realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, na França. Ao todo, foram inscritos 288 queijos brasileiros, provenientes de Minas Gerais, Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
competição contou com 250 jurados, responsáveis por analisarem 1.640 queijos de vários países.
Dos 17 queijos brasileiros que venceram suas respectivas modalidades, 10 são de origem mineira. Ao todo, o Brasil conquistou 84 medalhas, com outras 23 de prata e 44 de bronze.
Lista dos queijos mineiros medalhistas de ouro:
- Barão parmesão 9 meses, da Barão do Queijo Canastra
- Queijo Azul da Mantiqueira, dos Laticínios Paiolzinho
- Queijo Goa #14, da Produtos Goa
- Queijo Aparecido maturado em 12 Meses, 18 Meses e 24 Meses, da Queijaria Alto da Aparecida
- Queijo Maria Nunes Casca Florida 50 dias, da Queijo Maria Nunes
- Queijo Quilombo Tradicional do Serro casca lisa de 45 dias e Queijo Quilombo Tradicional do Serro de mais de 100 dias, da Queijo Quilombo
- Queijo Giovanna, de Ribeiro Fiorentini
Outros queijos mineiros premiados:
- Bolinha 1722 e Fumacê, da Queijo d"Alagoa-MG (prata)
- Faixa Dourada, da Queijo d"Alagoa-MG (bronze)
JOVEM PAN