Em comemoração pelos 15 anos, o Chrome recebeu uma grande atualização. Nessa quinta-feira (7), o Google lançou uma repaginada visual com Material You, uma nova loja de extensões e uma coluna lateral para acelerar buscas na web.
A principal novidade é o novo visual do Chrome no desktop. As mudanças são baseadas na linguagem de design Material You, padrão apresentado junto ao Android 12.
Com ele, o Google apela por uma interface com cantos mais arredondados, botões destacados com cores e personalização de temas mais dinâmica — aqui, específicas para cada perfil do navegador.
O público também deve encontrar outras novidades no visual, como um menu de extensões mais intuitivo e acesso mais rápido para complementos nativos, como Google Tradutor e Gerenciador de Senhas.
A loja de extensões Chrome Web Store também recebeu um trato com Material You. O site agora tornou a busca por novos complementos mais fácil, além de estar recheada de elementos com cantos arredondados.
Há novas categorias disponíveis na plataforma, como extensões alimentadas por inteligência artificial (IA) e escolha dos editores, aumentando o potencial de descoberta de complementos. Atualmente, a loja está disponível em prévia pública e pode ser acessada por navegadores baseados no Chromium (Edge, Opera e Vivaldi, por exemplo).
Seguindo passos do Microsoft Edge, o Chrome agora oferece integração com o Google numa coluna lateral. A novidade permite usar o buscador sem precisar de uma guia adicional.
A seção fica disponível quando você está numa página na web e precisa encontrar mais opções sobre ela. Ao clicar na opção "Pesquisar sobre essa página no Google", a coluna lateral é aberta com informações adicionais sobre o conteúdo na tela.
Essa mesma coluna lateral também dá acesso rápido à IA generativa do Google. A ferramenta Search Generative Experience (SGE) pode fornecer resumos e listar os destaques de um artigo com um clique. Por enquanto, a função é exclusiva para usuários do Chrome que residem nos Estados Unidos.
O Google Chrome já conta com ferramentas para evitar que você acabe acessando sites perigosos, mas criminosos inventam métodos cada vez mais eficientes para contornar os mecanismos nativos.
Incrementando as defesas, o Chrome aprimorou os mecanismos para detectar mais variações de ameaças. Segundo a empresa, o recurso deve estar 25% melhor agora.
O Google não deu detalhes sobre a disponibilidade das novidades, mas informa que são liberadas desde o anúncio de quinta-feira. Verifique se há pacotes disponíveis para download clicando no menu do canto superior direito e indo em Ajuda > Sobre o Chrome.
Fonte: Google