Uma pesquisa recente revelou que a prática de atividades físicas traz benefícios para a saúde do coração, independentemente do dia da semana em que são realizadas. Ou seja, praticar exercícios apenas aos finais de semana também é benéfico.
O estudo, que envolveu 90 mil indivíduos de meia-idade, constatou que aqueles que se exercitavam regularmente, inclusive nos fins de semana, apresentavam uma menor incidência de problemas cardíacos.
O professor de cardiologia da Universidade de Leeds, Peter Swoboda, liderou a pesquisa, utilizando acelerômetros para monitorar a atividade dos participantes.
Graças aos dispositivos, os cientistas acompanharam os níveis de atividade durante uma semana, com foco especial nas atividades de intensidade moderada a alta.
Resultados do estudo
Ao longo dos seis anos seguintes ao estudo, eles observaram uma redução nos casos de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e outras doenças entre aqueles que se exercitavam regularmente em comparação com os sedentários.
Os "atletas de final de semana" são aqueles que concentram a maior parte de sua atividade física em 1 ou 2 dias, geralmente aos sábados e domingos. O grupo, que representou mais de 37 mil participantes da pesquisa, reflete a tendência de compactar o exercício em menos dias.
É importante notar que a escala de atividade física usada no estudo considerou até mesmo tarefas cotidianas.
Apesar dos resultados promissores, o professor enfatiza que se exercitar intensamente apenas nos finais de semana não é suficiente para prevenir doenças cardíacas. Para obter benefícios reais, é necessário praticar exercícios físicos com maior frequência e intensidade.
Ele destaca a importância de aproveitar oportunidades para praticar exercícios durante a semana, como andar de bicicleta para o trabalho ou nadar, sempre que possível. Quanto mais exercício, melhor para a saúde.
A recomendação de 150 minutos de atividade física por semana ainda é válida e fundamental para a saúde cardíaca.
Créditos: Catraca Livre