Diagnosticada com mucormicose (infecção agravada por comprometimento imunitário), a adolescente Allison Yamileth, de 15 anos, morreu depois que uma infecção rara causada por fungo preto surgiu em seu dente e se espalhou por toda a cabeça. O caso foi relatado no estado de Tamaulipas, no México.
Os médicos chegaram a considerar a remoção de parte de seu rosto e até mesmo um olho, mas a menina infelizmente morreu depois que seus órgãos deixaram de funcionar.
O caso de Alisson, no entanto, envolvia uma gravidade maior por conta de sua cetoacidose diabética, uma complicação do diabetes, descoberta três anos antes da morte.
O que é a mucormicose (fungo preto)?
Geralmente a infecção é causada pela exposição ao fungo da família Mucoraceae, encontrado em solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição.
Inicialmente, o fungo ataca os seios nasais, que consequentemente é aspirado para os pulmões e pode atingir mucosas e o cérebro. Muitas vezes, são necessárias mutilações por meio de cirurgias para retirar a parte do corpo afetada. O quadro mata mais de 50% dos pacientes acometidos.
Sintomas da mucormicose
Essa infecção precisa ser identificada o quanto antes. Porém, os primeiros sintomas são pouco específicos. Geralmente, pacientes apresentam olhos e nariz avermelhados. Com o avanço da infecção, desenvolvem febre, dificuldade respiratória, além de apresentar muco preto ou com sangue.
Catraca Livre