A hashtag "flopou" ficou nos assuntos mais comentados do Twitter no dia 7 de setembro, após o desfile cívico-militar em Brasília, que teve baixa participação do público. O evento, que contou com o tema "Democracia, Soberania e União", foi marcado pela tímida reação do público nos momentos de execução dos hinos Nacional e da Independência.
Metade das arquibancadas foi ocupada por servidores "convidados", tanto do governo quanto do Distrito Federal. Na outra metade, apareceram famílias, a maioria de estudantes e militares que desfilaram e boa parte de eleitores do PT. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no tradicional Rolls Royce e não discursou.
O gramado central da Esplanada dos Ministérios ficou mais cheio no final, com a exposição de veículos e armamentos militares. Poucas pessoas vestiam a camisa amarela da seleção brasileira de futebol.
Nos últimos anos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a celebração da Independência levava mais gente, sobretudo de apoiadores, com caminhões de som, que foram vetados neste ano.
Reação dos internautas
Após o desfile, apoiadores de Bolsonaro e opositores a Lula ironizaram o evento nas redes sociais. Os apoiadores do ex-presidente afirmaram que o desfile foi um fracasso, enquanto os opositores a Lula afirmaram que o evento foi um esvaziamento do bolsonarismo.