O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (6/9), a decretação do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
As chuvas intensas que atingiram o estado deixaram ao menos 36 mortos, sendo 14 mortes confirmadas em Muçum, nove em Roca Sales, três em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, dois em Cruzeiro do Sul, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, um em Encantado e um em Santa Tereza.
Até o início da noite desta quarta-feira (6/9), a Defesa Civil estadual contabilizou 79 municípios atingidos, 2.319 pessoas desabrigadas e 3.575 desalojadas. Segundo o levantamento, 1.777 pessoas foram resgatadas, e há nove desaparecidas. Estima-se em 56.787 o número total de afetados.
Ao decretar o estado de calamidade pública, o estado pode solicitar ajuda humanitária e de recursos financeiros para as ações de resposta, restabelecimento e reconstrução.
DESFILES DO 7 DE SETEMBRO SÃO CANCELADOS
Outra medida tomada por Eduardo Leite foi suspender, em todo o estado, os desfiles de 7 de Setembro que estavam marcados para acontecer nesta quinta (7).
Com a decisão, o governo estadual e as prefeituras poderão se concentrar nos trabalhos voltados para o atendimento das vítimas, pois o salvamento também envolve o Exército Brasileiro.
Fonte: Pleno News