No início desta semana, a advogada Deolane Bezerra foi hospitalizada devido a uma excessiva constipação intestinal. Apesar de ter passado por uma cirurgia de lipo lad no final de agosto, Deolane assegura que seu problema atual com o intestino não tem relação com o procedimento cirúrgico.
Deolane Bezerra está com constipação intestinal
A influenciadora digital retornou ao hospital por apresentar dificuldades para evacuar, além de acúmulo de gases. Após uma tomografia, constatou-se a gravidade do seu caso. Deolane iniciou um tratamento medicamentoso para auxiliar no processo de evacuação, mas a situação ainda requer atenção.
Qual a importância de um bom funcionamento intestinal?
Os especialistas indicam que é normal uma pessoa evacuar entre 1 a 3 vezes ao dia ou 2 a 3 vezes por semana. A cor, tamanho e consistência das fezes também indicam a saúde do sistema digestório. É fundamental não segurar quando há a necessidade de ir ao banheiro, pois entre os riscos estão o acúmulo de gases, ressecamento das fezes e alterações de humor.
Causas comuns para a constipação intestinal
As causas mais frequentes da constipação intestinal são alterações na dieta, como a baixa ingestão de líquidos e uma dieta pobre em fibras, e o efeito colateral de alguns medicamentos. A desidratação também é um fator de risco considerável.
A ingestão de frutas, verduras, cereais e outros alimentos ricos em fibras são benéficos para o trato digestivo. Há também casos, como o da Síndrome do Intestino Tímido, que atinge indivíduos que evitam usar o banheiro fora de casa ou em lugares desconhecidos. Estudos sugerem que essa fobia pode estar relacionada a traumas ou episódios desagradáveis vivenciados durante a infância ou vida escolar.
O que fazer para melhorar a constipação intestinal?
Algumas mudanças de hábitos podem ser muito efetivas no tratamento da constipação, como:
- Consumir mais líquidos
- Ampliar a quantidade de alimentos ricos em fibras na dieta
- Reduzir os níveis de estresse
- Comer de forma mais lenta, mastigando adequadamente os alimentos
- Manter horários fixos para as refeições
- Fazer exercícios físicos regularmente
- Em casos persistentes ou mais sérios, é indispensável uma consulta médica para a indicação de um tratamento
- adequado e eficaz.
Catraca Livre