O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou nesta segunda-feira, 28, favorecimento ao apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, que passou por um transplante de coração no último domingo, 27. O procedimento foi realizado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e, segundo o hospital, a cirurgia foi um sucesso.
No entanto, a rapidez com que Faustão passou pelo procedimento levantou dúvidas sobre a fila de transplantes, com pessoas questionando como o apresentador recebeu o novo órgão tão rápido. Em nota, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo informou que Faustão era o 2º na fila de espera pela operação e que só recebeu o coração após a equipe médica do primeiro paciente da lista recusar o órgão. Durante evento, Tarcísio foi incisivo ao reforçar que o procedimento ocorreu conforme as normas. "A fila foi respeita. O Estado no final das contas participou na questão do transporte, como tem feito, e o procedimento foi bem sucedido. Ficamos felizes porque é uma pessoa muito importante para todos nós, um grande comunicador que traz muita alegria. É bom saber que o sistema de transplante está funcionando e uma pessoa que estava precisando do órgão recebeu e hoje passa bem. Ele vai ganhar esse sopro de esperança. Tudo transcorreu dentro da regra do jogo, tudo dentro da mais absoluta normalidade", comentou o governador.
O Ministério da Saúde também divulgou nota ressaltando que todos os transplantes de órgãos realizados em hospitais das redes pública e privada no Brasil seguem rigorosamente os critérios da fila de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde). Um dos filhos de Faustão, João Guilherme Silva, rebateu as insinuações sobre a cirurgia do pai em publicação neste domingo, 27, sobre a exigências técnicas para transplantes.
Fonte: *Com informações da repórter Letícia Miyamoto.