Associado à melhoria no desempenho de treinos físicos e em esportes de resistĂȘncia, o suco de beterraba teve novos efeitos descobertos por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido. O estudo indica que a bebida não só aumenta a resistĂȘncia durante a atividade como melhora o rendimento em até 16%.
Isso porque uma substância de nome pouco conhecido, o nitrato inorgânico dietético – que é o principal ativo do suco de beterraba – trabalha em vĂĄrias frentes: regulação do fluxo sanguíneo, pressão arterial, homeostase da glicose e redução do risco de doença cardiovascular.
Acredita-se ainda que o nitrato ajuda a reduzir o consumo de oxigĂȘnio e proporciona uma extensão não alcançada por nenhum outro meio conhecido, que torna o exercício menos cansativo.
O que se concluiu?
Para chegar ao resultado, os pesquisadores investigaram os efeitos do suco de beterraba 120 minutos antes do treino em comparação com um placebo. Levou-se em consideração, sobretudo, os impactos sobre a resistĂȘncia muscular.
De acordo com as observações obtidas, o suplemento sugeriu aumentar a resistĂȘncia muscular, beneficiando também o número de repetições realizadas.
Isso acontece porque o maior volume de sangue e de oxigĂȘnio – provocado pelo ativo – se torna um importante componente de resistĂȘncia muscular. Segundo eles, uma maior oferta de oxigĂȘnio retarda o aparecimento da fadiga muscular e leva a um aumento de produção de energia.
Catraca Livre