Um dia após a declaração de Luis Rubiales na Assembleia da Federação, onde expôs sua versão sobre o incidente com Jenni Hermoso, a FIFA tomou ações concretas. O presidente da Comissão Disciplinar da FIFA suspendeu Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol a nível nacional e internacional por 90 dias, a partir deste sábado (26).
A suspensão foi determinada pelo presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, que usou os poderes conferidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (CDF). A suspensão entra em vigor a partir deste sábado e se estende por um período inicial de noventa dias, enquanto tramita o processo disciplinar aberto contra Rubiales na quinta-feira, 24 de agosto.
A FIFA também ordenou que Rubiales se abstenha, por meio de si mesmo ou de terceiros, de entrar em contato ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção espanhola Sra. Jennifer Hermoso ou seu ambiente próximo. Da mesma forma, a RFEF e seus dirigentes ou funcionários, diretamente ou por meio de terceiros, são obrigados a abster-se de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção espanhola Sra. Jennifer Hermoso ou com seu entorno próximo.
O CSD pode desqualificar Rubiales se o Tribunal Administrativo do Desporto (TAD) iniciar o processo de desqualificação.
O governo espanhol anunciou que iniciará procedimentos para que Rubiales dê explicações ao TAD e, se o TAD concordar, o CSD poderá suspender Rubiales das suas funções.
O CSD não pode desqualificar diretamente Rubiales, por isso terá de submeter ao TAD um processo justificativo de que existe uma infração gravíssima e que pode constituir uma violação de princípios. Se o TAD concordar em iniciar o processo, o CSD poderá suspender Rubiales das suas funções.
Estas medidas foram tomadas pela FIFA e pelo CSD em resposta ao beijo que Rubiales deu na jogadora Jenni Hermoso após a final da Copa do Mundo Feminina. Rubiales afirmou que o beijo foi um gesto de comemoração, mas Hermoso disse que não foi consensual.
Fonte: Gazeta Brasil