A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente do inverno nesta quarta-feira (23) com uma temperatura de 32,3ºC no mirante de Santana, na zona norte da cidade. Anteriormente, o dia mais quente deste inverno havia sido em 11 de agosto, com 30,9ºC. Essa temperatura máxima também foi registrada duas vezes durante o ano, uma no verão (15/01) e outra no início do outono (26/03).
Por volta das 11h20, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou estado de atenção para baixa umidade do ar em toda a capital, devido aos índices de umidade próximos a 25% registrados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. Essa baixa umidade do ar é causada por uma massa de ar quente e seco, que inibe a formação de nuvens e tem provocado uma onda de calor em diversas regiões do país.
Segundo o instituto, a temperatura poderá ficar até 5°C acima da média para o período até quinta-feira em pelo menos 12 estados, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o CGE, os índices de umidade têm se mantido próximos aos 25%, o que é considerado prejudicial à saúde de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Com previsão de atingir até 34ºC nesta quinta-feira (24), há a possibilidade de a cidade de São Paulo registrar o dia mais quente para um mês de agosto em 80 anos, desde que o Inmet começou a fazer a estatística em 1943.
Fonte: Gazeta Brasil