24/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Tecnologia

Andre@zza.net

Robotáxis: Waymo e Cruise ganham importante aprovação na Califórnia

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) concedeu às empresas permissão para expandir seus serviços de robotaxi.

Por Redação 11/08/2023 às 09:42:49

A Waymo, do Google, e a Cruise, da GM, conseguiram o sinal verde de reguladores da Califórnia para poder cobrar tarifas por caronas em carros autônomos a qualquer hora ou dia da semana em São Francisco.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) votou 3 a 1 a favor de permitir que as empresas expandam seus serviços de veículos sem motorista após avaliar requisitos de licenciamento e ouvir testemunhos públicos a favor e contra a expansão dos serviços.

O que muda

  • Antes de garantir a aprovação da CPUC, a Cruise só podia oferecer viagens pagas a passageiros em áreas limitadas de San Francisco, das 22h às 6h, sem um motorista de segurança a bordo e viagens pagas a qualquer momento com um motorista de segurança.
  • A Waymo também só podia cobrar tarifa dos passageiros a qualquer hora do dia com a presença de um motorista a bordo do veículo.
  • No momento, a Waymo opera 200 carros autônomos na cidade.
  • Já a Cruise possui 300 veículos em sua frota autônoma.

A Waymo disse que vai "começar a cobrar tarifas por viagens exclusivas" nas próximas semanas. A empresa diz que continuará expandindo os passeios em robotáxis sem pressa "para garantir que os passageiros recebam um serviço confiável" e continuará colaborando com os reguladores para alcançar seu compromisso de oferecer "opções de transporte mais seguras, limpas e acessíveis".

PUBLICIDADE
Segundo as informações do The San Francisco Standard, a presidente da CPUC, Alice Reynolds, e os comissários Darcie Houck e John Reynolds votaram a favor da expansão dos serviços. A comissária Genevieve Shiroma votou contra, argumentando que a comissão não tinha informações suficientes para avaliar o impacto da decisão de expandir o uso de veículos autônomos na cidade.

No fim, a decisão foi o último obstáculo para as empresas oferecerem viagens pagas 24 horas por dia, 7 dias por semana e em toda a cidade usando os robotáxis. Mesmo com preocupações de parte do público sobre a segurança dos veículos autônomos.

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Comentários