Durante os oito dias de Operação Escudo na Baixada Santista, as forças de segurança conseguiram apreender mais de 476 quilos de drogas, sendo que 434 kg foram apreendidos pela Polícia Militar. Somente no último dia da operação, a PM prendeu 19 pessoas que eram procuradas pela Justiça e estavam foragidas.
Com as ações realizadas na sexta-feira (4), o total de presos pela Polícia chegou a 121. Além disso, outros 26 indivíduos foram presos pelos policiais civis durante o período, totalizando 147 suspeitos detidos. No decorrer da operação, houve 16 confrontos que resultaram em mortes na região.
As autoridades também conseguiram apreender 22 armas de fogo, incluindo pistolas e fuzis. Foram vistoriados 3.137 automóveis, sendo 202 removidos, além de 1.710 motocicletas, das quais 163 foram recolhidas.
A Operação Escudo foi iniciada em resposta à morte do soldado Patrick Bastos Reis, ocorrida quando ele patrulhava uma comunidade no Guarujá, no dia 28 de julho. Durante a operação, todos os criminosos envolvidos na morte do policial foram identificados e presos.
O objetivo da operação é combater o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que tem uma forte atuação na região da Baixada Santista.
Gazeta Brasil