Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito são as reclamações mais frequentes nas instituições bancárias no Brasil. Segundo dados do Banco Central (BC), no segundo trimestre de 2023, foram 2.369 ocorrências nesse sentido, ficando disparado em 1º lugar.
O Ranking de Reclamações mostra, por exemplo, que as irregularidades relacionadas a informações e liquidação de valores a receber também estão entre as mais comuns, ocupando o segundo lugar, com 885 registros. Em terceiro, ficam as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços que não estão relacionadas com cartão. São 825 reclamações no período.
A lista traz ainda ocorrências relacionadas a bloqueio de valores, débitos não autorizados, transações não reconhecidas, falta de confiança em operações de crédito (consignado ou não), limites para transação, entre outras.
Clientes que tentaram cancelar um contrato e não foram atendidos somam 242 reclamações. Nessa lista, a Caixa Econômica Federal lidera com 40 registros. Outra questão negada é o cancelamento de débitos automáticos em conta. Esses figuram na lista em 42º lugar, e o Bradesco o lidera com 42 reclamações, de um total de 129.
As transações relacionadas ao Pix também aparecem no ranking. Entre os registros estão: bloqueio de valores ou de conta fora do âmbito do Pix; dificuldade para solicitar ou realizar devolução; experiência do usuário; chaves.
A lista completa com todas as reclamações registradas pelo Banco Central está no site da instituição.
Fonte: O tempo