De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Operação Escudo resultou na prisão de 84 pessoas entre 28 de julho e quarta-feira (2). As ações da polícia militar, concentradas na Baixada Santista, também se estenderam a Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
A operação teve início após o soldado Patrick Bastos Reis ser morto por criminosos durante o patrulhamento em uma comunidade no Guarujá. Além disso, a operação registrou 16 mortes, sendo 12 em Guarujá e 4 em Santos.
Durante os seis dias da operação, a polícia vistoriou 2.155 automóveis, dos quais 152 foram removidos, e 1.143 motocicletas, das quais 117 foram recolhidas. Além disso, dez veículos com queixa de furto ou roubo foram recuperados e 21 armas, incluindo pistolas e fuzis, foram apreendidas até a data de quarta-feira (1).
A Operação Escudo teve como objetivo sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que possui uma forte atuação na Baixada Santista. A presença policial tem gerado reações intensas dos criminosos, resultando em confrontos que levaram a ferimentos e mortes tanto de policiais como de suspeitos.
Todos os casos de morte durante a operação estão sendo investigados pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. As imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos em curso e estão disponíveis para consulta irrestrita pelo Ministério Público, Poder Judiciário e a Corregedoria da PM.
Fonte: Gazeta Brasil