Você provavelmente já utilizou um cartão SD para guardar algum documento, foto ou vídeo. A alta demanda desses cartões acaba resultando em diversas opções do dispositivo no mercado, de variados preços e tamanhos de armazenamento.
Um dos cartões SD mais vendidos é o SanDisk, que também é o mais falsificado – e você pode ter comprado um falso sem sequer saber a verdade. Utilizar um produto desses falso pode acabar mal para você, que arrisca perder fotos ou arquivos importantes em caso de falha.
Para te ajudar a não cair mais em golpes e saber se um SD SanDisk é original mesmo, separamos essas dicas. Confira:
A primeira e melhor forma de garantir que um produto é original é sempre comprando diretamente com o fabricante, ou apenas em lojas autorizadas pela marca. No site da SanDisk é possível realizar uma busca da rede de distribuidores/revendedores autorizados.
Pode ser bem difícil diferenciar um SD falso do original apenas o olhando atentamente, mas seus aspectos físicos devem ser considerados.
Geralmente, o processo de impressão dos logos e etiquetas do produto é de menor qualidade. Alguns cartões podem ter, até mesmo, erros de grafia, logomarcas ou informações diferentes que servem como alerta.
Se atente aos detalhes físicos do cartão. (Reprodução: slowbrune/Twitter)Fonte: Twitter
As cores também podem denunciar um cartão SD SanDisk falso. O original possui uma leve textura na etiqueta, enquanto o falsificado não.
Outro ponto importante para observar são as capinhas nas quais os cartões chegam. O plástico da capa original possui um acabamento fosco e esbranquiçado, enquanto o do falso é transparente. Além disso, eles também abrem para lados diferentes.
Os cartões falsos podem até ser idênticos aos originais na forma física, mas quando partimos para os testes de velocidade de leitura, escrita e armazenamento, eles entregam sua procedência e autenticidade.
Existem alguns testes a serem realizados no computador ou celular que podem ajudar a verificar se o cartão é falso ou original. O programa H2testw realiza uma "varredura" no seu cartão e, caso ele consiga realizar a tarefa sem interrupções ou erros, seu cartão é original, ou ao menos está funcionando corretamente, diminuindo a chance de perda de dados.
Agora você já sabe como identificar se um cartão SD SanDisk é falso ou original. Lembre-se de prestar atenção aos detalhes que podem indicar a autenticidade do cartão.
Fonte: Twitter/slowbrune