Policiais civis e guardas civis metropolitanos realizaram uma operação na Cracolândia, no sábado à noite, na capital paulista. O foco da ação foi o cruzamento da Rua dos Gusmões com a Avenida Rio Branco, no bairro de Campo Elíseos, onde os usuários de drogas costumam se concentrar.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) cercou e conteve os dependentes químicos em uma rua específica, enquanto os policiais cumpriram mandados de prisão com o objetivo de prender traficantes. Durante a abordagem, foram utilizadas bombas de efeito moral para controlar os dependentes que tentavam fugir, por volta das 19h.
A operação está sendo conduzida pela 1ª Seccional (Centro), segundo a Secretaria de Segurança Pública, e está em andamento. Mais detalhes serão fornecidos ao término dos trabalhos. Cerca de 20 mandados de prisão estão sendo cumpridos, e os traficantes foram identificados por câmeras de segurança instaladas na região.
Nesta semana, o governador Tarcísio de Freitas anunciou inicialmente a intenção de direcionar a Cracolândia para o Bairro do Bom Retiro, localizado a 2 quilômetros de distância. No entanto, ele voltou atrás após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmar que não tinha conhecimento da operação e considerar a informação um "mal entendido". Diante disso, o governador mencionou que buscaria alternativas para lidar com a situação.
A Cracolândia é conhecida por reunir diariamente centenas de dependentes químicos, que nos últimos dois meses têm praticado saques em estabelecimentos comerciais da região, como farmácias.
Gazeta Brasil