Contos de fadas não existem e, naturalmente, a felicidade eterna é um objeto impossível de se alcançar. Na verdade, as falhas no relacionamento são oportunidades para que possamos melhorar juntamente com o nosso parceiro. Assim, confira uma lista com 11 dicas para melhorar o relacionamento de casais e ter uma vida construtiva a dois.
1 – Não deixe que pequenos incômodos se acumulem
Uma das maiores falhas quanto ao relacionamento de casais é quando ambos guardam mágoas, principalmente por coisas pequenas. A falta de diálogo acaba colaborando para que conflitos, incluindo os sem importância, tomem conta dos dois. Por conta disso é preciso haver conversa e trabalhar os incômodos da relação.
Ainda que pareça pequeno, nunca deixe de lado o que pode ser discutido o quanto antes. Cada gota de chateação experimentada no cotidiano, em alguma hora, vai transbordar o copo. Faça bom uso do espaço que tem para que lidem justamente com suas pendências pessoais.
Assim:
- Seja sempre claro, indicando o que está incomodando você e que precisa ser conversado;
- O tempo é o seu aliado. Mesmo que a conversa não possa ser concluída, tome a iniciativa de que precisam refletir assim que possível.
2 – O poder da tolerância
Pense se coisas menores do cotidiano realmente valem uma briga, como a toalha em cima da cama. Embora isso incomode, é preciso ter em mente o gasto de energia colocado nessa situação. Ao longo do tempo, deixar que conflitos irrelevantes segurem o relacionamento fará com que ele se perca.
Sempre que sentir um incômodo, mostre ao seu parceiro o quanto aquilo tem te afetado, mas sem brigar. A escolhas de palavras e o tom de voz auxiliam bastante no recebimento da mensagem no outro. Continuando o exemplo, peça para que não deixe toalha em cima da cama porque molha o colchão.
3 – Variem a rotina
Imagine viver um dia após o outro, sem qualquer alteração e com a mesma pessoa ao seu lado. O desconforto que imaginou nessa realidade pode se tornar real se os dois não se mexerem. É preciso mudar a rotina de vez em quando para que ela não caia na mesmice e acomode os dois.
Desse modo, procurem aprender algo juntos ou que possam complementar um outro. Se um quer aprender a dançar, experimente aprender o manuseio de algum instrumento musical. Tenham rotinas próprias, renovadas, mas que permitam que tenham prazer em conjunto.
4 – Sempre tenham um tempo aos dois
As prioridades no relacionamento de casais acabam se alterando graças à agenda de responsabilidades. Se não é o trabalho, é a chegada dos filhos e de outras atividades que criam um espaço entre vocês. É por conta disso que deve haver um momento apenas do casal para que possam relaxar e se apreciarem.
Não precisa ser todos os dias, mas mantenham um tempo a sós para aproveitarem da companhia um do outro. Mesmo que sejam casados, continuem agindo como namorados e com a paixão que tinham no começo. Acredite, essa janela será de total liberdade para viverem um tempo a dois.
5 – Trabalhem a comunicação
Um dos pilares fundamentais no relacionamento de casais é o poder da comunicação entre os amantes. Por meio dela conseguimos entender a essência do outro, assim como ele faz conosco diária e constantemente. Conversar sempre torna duas pessoas, além de amantes, ótimos amigos e confidentes.
Sem contar que acaba estimulando:
A confiança
Ainda que não sejam tudo, as palavras e a convivência constroem uma ponte de confiança entre os parceiros. Isso porque podem conversar a respeito de qualquer coisa, alimentando uma intimidade sensível e bastante acolhedora. Assim, confiam um no outro e se apoiam em qualquer atividade.
Constelação Clinica