O governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o principal "líder conservador" do país atualmente para deputados e senadores. Uma pesquisa nomeada "A visão do mundo parlamentar sobre o sucessor de Jair Bolsonaro" foi feita pelo portal "Ranking dos Políticos".
Entre parlamentares de direita, centro e esquerda, foram entrevistados 102 deputados federais, representando 21 partidos distintos, e 21 senadores, pertencentes a 13 partidos diferentes.
Diante da inelegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio é visto pelos parlamentares como melhor opção para a condução dos conservadores.
A pesquisa do "Ranking dos Políticos" também avaliou a competência política de Tarcísio, que se mostrou bem maior do que outros nomes analisados.
Segundo o levantamento, a capacidade política de Tarcísio de liderar a direita na eleição de 2026 é considerada alta por quase 70% dos deputados e por 60% dos senadores.
O levantamento do "Ranking dos Políticos" também questionou os parlamentares sobre a capacidade de Tarcísio de Freitas de liderar também a centro-direita.
55% dos deputados federais de direita acreditam que o governador pode conduzir o grupo político.
Já no Senado, 40% dos senadores afirmam que Tarcísio conseguirá comandar a centro-direita nas eleições de 2026.
Gazeta Brasil