Neste sábado (15), a equipe de comunicação do artista Jorge Aragão revelou que ele recebeu o diagnóstico de linfoma não Hodgkin, uma forma de câncer que afeta o sistema sanguíneo, assim como a leucemia. Essa condição ocorre devido à produção de linfócitos anormais pelo organismo, que são um tipo de glóbulo branco.
"Em respeito aos amigos, contratantes e fãs, o cantor e compositor Jorge Aragão, através de sua assessoria de imprensa, torna público informar que após uma bateria de exames foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin. O artista iniciará imediatamente o seu tratamento e segue confiante, sob o cuidado da hematologista Caroline Rebello, e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo. Aragão manterá seus compromissos profissionais imediatamente, à medida do que for possível", diz nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa do sambista.
O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que afeta os linfonodos, que são órgãos do sistema linfático que ajudam o corpo a combater infecções. O LNH ocorre quando os glóbulos brancos, chamados linfócitos, se tornam cancerígenos e começam a se multiplicar fora de controle. O LNH pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em adultos com mais de 60 anos.
Existem mais de 60 tipos diferentes de LNH, e cada tipo tem seus próprios sintomas e tratamento. Os sintomas mais comuns do LNH incluem:
- Nódulos linfáticos inchados, principalmente no pescoço, axilas ou virilha
- Fadiga
- Febre
- Sudorese noturna
- Perda de peso sem motivo
- Prurido
- Dor nos ossos ou articulações
- Dificuldade para engolir
- Tosse
- Dificuldade para respirar
Gazeta Brasil