24/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Tecnologia

Andre@zza.net

Saiba mais sobre Wang Chuanfu, o Elon Musk chinês que trará a BYD para o Brasil

Bilionário chinês criou a maior produtora de EVs do mundo

Por Redação 10/07/2023 às 08:38:26

Wang Chuanfu e o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger (Imagem: Divulgação)

Geralmente, associamos Elon Musk e a Tesla ao mercado de veículos elétricos. Mas, com a ascensão da BYD, que já é a maior produtora de EVs do planeta e que vai implantar fábrica na Bahia, um novo magnata emerge.

Ele é Wang Chuanfu, 57 anos, comumente associado ao bilionário australiano. Porém, Stella Li, vice-presidente global da BYD, disse em entrevistas anteriores que o consideram mais "mistura de Jack Welch e Thomas Edison".

Welch e Edison?

Jack Welch foi um dos grandes nomes de liderança e gestão de todo o planeta, tendo atuado mais de 20 anos como CEO da centenária GE (General Electric), enquanto Thomas Edison foi empresário e inventor, tendo criado a lâmpada incandescente.

E Wang Chuanfu?

  • Chuanfu é bilionário (possui US$ 19,9 bilhões em 2023, ou R$ 95,5 bilhões);
  • Ele fundou a BYD em 1985, quando tinha 19 anos;
  • No princípio, a empresa fabricava baterias para celulares e câmeras digitais;
  • Até o início dos anos 1990, trabalhava também como pesquisador de nível médio no Instituto Geral de Pesquisa de Metais Não-Ferrosos;
  • O instituto pertence ao governo chinês que procurava inovações em metalurgia;
  • Lá, o hoje bilionário cuidava de matérias-primas essenciais à fabricação de baterias a produtos eletrônicos.

Conforme laptops e celulares a lítio viraram algo comum em nossas vidas no fim dos anos 1990, os baixos custos e métodos de produções ágeis fizeram com que a BYD e outras empresas da China acabassem com os japoneses.

Já no começo dos anos 2000, as baterias da BYD já estavam em equipamentos da Nokia, Black & Decker, Dell e o Motorola Razr, inclusive.

Enquanto a Tesla começava a ficar famosa, a BYD se dedicava a eletrificar veículos mais chiques e trabalhando no fornecimento de painéis solares e outros. As coisas começaram a mudar em 2002, quando a empresa abriu capital em Hong Kong e, em 2003, comprou participação majoritária na Xi"an Qinchuan Auto, então uma montadora estatal problemática.

Mudando de área

Ao anunciar a mudança de sua área para a produção para carros elétricos, a BYD teve queda de 80% em suas ações. Mesmo assim, Chuanfu insistiu na mudança. Ele afirma que está muito menos preocupado com seu sucesso pessoal.

Isso [sucesso pessoal] é muito menos importante. O impulso para mim é criar nova indústria.

Wang Chuanfu

Seu objetivo é tornar a BYD a principal facilitadora mundial de mobilidade elétrica, sendo uma espécie de Exxon Mobil ou a GM, mas na "era dos gigawatts".

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Comentários