O Ministério da Saúde informou que está aguardando uma proposta oficial da Takeda, laboratório japonês, para incorporar a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, foram realizadas várias reuniões entre representantes do governo e do laboratório para agilizar o processo de aquisição do imunizante.
A vacina já foi aprovada pela Anvisa em março para uso no Brasil, porém o Ministério da Saúde precisa concluir análises internas antes de realizar a compra.
De acordo com o Ministério da Saúde, espera-se que, em três meses, as negociações com o laboratório sejam concluídas para dar início ao processo de aquisição das doses da vacina japonesa contra a dengue.
Essa questão tem gerado críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, alguns usuários acusaram Lula de negligência por não ter adquirido o imunizante.
Em resposta, o Governo refutou as críticas. Além disso, o Ministério da Saúde divulgou um vídeo em que o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Carlos Grabois Gadelha, afirma que a vacina contra a dengue não é alvo de oposição dentro do governo.
Gazeta Brasil