O empresário Luiz Carlos Basseto Júnior foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) por ameaça e incitação ao crime em relação a um ataque contra Cristiano Zanin, na época advogado do presidente Lula e recentemente aprovado pelo Senado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O incidente, ocorrido em janeiro deste ano no Aeroporto de Brasília, foi registrado em vídeo e disseminado nas redes sociais. O conteúdo mostra o acusado expressando a "vontade de meter a mão na orelha de um cara desse" e sugerindo que Zanin "deveria tomar um pa* de todo mundo que está andando na rua".
A denúncia, liderada pelo promotor Fernando Augusto Martins, agora se encontra sob análise do juiz Nelson Ferreira Júnior, da 6ª Vara Criminal do Distrito Federal. Ferreira Júnior também está encarregado de outra queixa-crime contra Basseto Júnior, esta por calúnia, injúria e difamação.
Com o suporte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi solicitada uma indenização de R$ 150 mil para Cristiano Zanin, que assume o cargo de ministro do STF em 3 de agosto, pelos danos morais sofridos. Embora as audiências neste caso já estejam agendadas, Basseto Júnior permanece não localizado.
Fonte: Hora Brasilia