Preparado especialmente para o projeto, o repertório traz novas edições de obras de Pixinguinha, Alberto Nepomuceno, César Guerra-Peixe e José Urcisino da Silva (Maestro Duda), que serão gravadas e incluĂdas na série de publicações MĂșsica Brasileira para Banda. O solista serĂĄ o trompetista Aquiles Moraes, que jĂĄ se apresentou e gravou com inĂșmeros artistas, entre eles MaurĂcio Carrilho, Nailor Proveta, Maria Bethânia, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Zé Renato, Lisa Ono, Luciana Rabello, Cristovão Bastos, Bibi Ferreira, Ney Matogrosso, Monica Salmaso, Mario Adnet e Hamilton de Holanda.
A iniciativa tem apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), lançado em julho de 2020 e formado por uma rede de profissionais de mĂșsica que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. Da mesma forma que o Projeto Bandas, o Sinos faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a UFRJ.A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de MĂșsica, inscritos na disciplina de PrĂĄtica de Orquestra. Ela atua diretamente no suporte ao bacharelado em RegĂȘncia de Banda, oferecido pela escola desde 2011. Os objetivos são proporcionar o desenvolvimento da prĂĄtica de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais.
Desde novembro de 2017, quando teve sua primeira estrutura organizacional, a orquestra mantém ininterrupta sua temporada de concertos, tendo sido responsĂĄvel por dezenas de primeiras audições de obras de compositores brasileiros e estrangeiros.
O Projeto Bandas tem por objetivo dar suporte pedagógico à produção de novas obras para banda de mĂșsica, oferecendo padrões artĂsticos e referĂȘncias de interpretação para conjuntos de todas as partes do paĂs, principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, bem como as partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda e, também, como suporte para a produção de cursos a distância.
Fonte: AgĂȘncia Brasil