Um avião da Força Aérea da Venezuela caiu neste domingo (2) próximo a Caracas durante um exercício militar. As autoridades locais informaram que estão sendo realizadas operações de busca e resgate no local.
O acidente aconteceu na região de Valles del Tuy, a poucos minutos de Caracas, durante um treinamento em preparação para o desfile do Dia da Independência, que é celebrado em 5 de julho na Venezuela.
A bordo estavam dois pilotos identificados como o coronel Paulino Sabino e o tenente-coronel Sergio Hernández, conforme informações divulgadas pelo jornalista Román Camacho no Twitter.
De acordo com Camacho, o coronel Paulino Sabino acabou falecendo devido aos impactos com uma árvore após ter ejetado do avião. Não se sabe o esta de saúde de Sergio Hernández até o momento.
O Sukhoi Su 30 MK2 é um avião de combate bimotor e biplace desenvolvido pela empresa russa Sukhoi. É um caça para missões ar-ar e de interdição ar-superfície de longo alcance, muito semelhante ao F-15E Strike Eagle americano.
O acidente se soma a outros sinistros ocorridos recentemente na Venezuela, sobre os quais as Forças Armadas Nacionais (FAN) do regime chavista mantiveram um sigilo chamativo.
Segundo a ONG Controle Cidadão, em 2022 aumentaram os acidentes de aeronaves militares no país: no total, houve quatro acidentes aéreos, com um saldo de 8 militares falecidos. Em nenhum caso as causas foram oficialmente divulgadas.
Fonte: Gazeta Brasil