17/04/2025 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­tica

Andre@zza.net

Com presença de Bolsonaro, advogados lançam manifesto contra censura e perseguição

Por Blog do Elias Hacker 22/03/2025 às 18:56:04

No próximo dia 10 de abril, o Movimento Advogados de Direita Brasil promoverĂĄ um almoço em Brasília com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro marcarĂĄ o lançamento de um manifesto jurídico em defesa das liberdades individuais e "contra a censura e a perseguição no país".

Além de Bolsonaro, também são esperadas as presenças da deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e do senador Magno Malta (PL-ES). O evento contarĂĄ com debates jurídicos e políticos, em um momento de crescente preocupação com os limites da liberdade de expressão e o papel das instituições.

Movimento tem histórico de atuação em defesa de parlamentares conservadores
O grupo, que se define como conservador e defensor das liberdades constitucionais, tem se manifestado em episódios de ampla repercussão nacional. No início de 2024, diante das ameaças do grupo Prerrogativas de acionar o Conselho de Ética da Câmara para tentar a cassação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), o movimento manifestou apoio ao parlamentar.

A mesma postura foi adotada quando o ex-deputado Daniel Silveira foi preso na véspera do Natal de 2024. Na ocasião, o movimento também declarou apoio ao advogado Paulo Faria, responsĂĄvel pela defesa de Silveira.

"Maior movimento de advogados do Brasil com voz ativa", diz coordenadora
O Movimento Advogados de Direita Brasil foi fundado em 2018, em Pernambuco, e atualmente conta com mais de seis mil advogados associados em todo o país. Sua coordenadora nacional, Gessica Almeida, afirmou:

"Quebramos a espiral do silĂȘncio e nos tornamos o maior movimento de advogados do Brasil com voz ativa na defesa das liberdades".

A organização foi responsĂĄvel pelo Manifesto à Nação em Defesa das Liberdades, lançado em 2022, que, segundo o grupo, ultrapassou um milhão de assinaturas.

Lançamento de manifesto busca reafirmar defesa do Estado de Direito
O manifesto a ser lançado no evento do dia 10 tem como foco reafirmar a defesa das garantias individuais, do Estado de Direito e da liberdade de expressão — temas que tĂȘm motivado debates no meio jurídico e político.

A expectativa dos organizadores é de que o encontro funcione como um marco simbólico de resistĂȘncia à censura, à criminalização do pensamento e à perseguição ideológica, segundo integrantes do movimento.

Fonte: Agora NotĂ­cias Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios