O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou nesta sexta-feira uma possível queda nos preços dos alimentos no Brasil, mas expressou preocupação com o aumento da demanda global por café e com a possível especulação em torno do preço dos ovos.
Durante uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Haddad mencionou que o governo está atento a certos itens que exigem mais cuidado.
"Tem alguns itens que estão inspirando mais cuidado. Por exemplo, o aumento da demanda mundial por café inspira cuidado." afirmou Haddad.
O ministro também comentou sobre o preço dos ovos, indicando que o governo está investigando possíveis concentrações de mercado ou especulações que possam estar influenciando o aumento.
"Ovo é outra preocupação? Nós exportamos pouco ovo. Nossa exportação de ovo é muito pequena, mas pode estar havendo concentração de mercado, pode estar tendo especulação com o preço", disse Haddad.
O presidente Lula solicitou aos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário uma análise aprofundada sobre a situação dos preços dos ovos.
Haddad reafirmou que a colheita da safra atual e a recente queda do dólar em relação ao real devem contribuir para a diminuição dos preços dos alimentos. Resta saber se essa previsão otimista se concretizará, ou se o governo petista falhará em mais essa promessa, assim como tem falhado em tantas outras áreas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA