Cinco provedores de internet no Ceará encerraram suas operações após ataques do Comando Vermelho (CV), de acordo com a Associação dos Provedores do Ceará (Uniproce). Os nomes das empresas não foram divulgados por questões de segurança.
A GPX Telecom, que atuava há 9 anos em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi uma das empresas afetadas. A companhia anunciou, por meio de suas redes sociais, que suas instalações foram destruídas em menos de 20 minutos. "Atos de vandalismo devastaram tudo o que construímos", informou a empresa, que afirmou ter tomado a decisão de encerrar as operações em razão dos danos.
Outras dez empresas de internet e telefonia estão em processo de fechamento. Os ataques, que incluem incêndios em carros e lojas e ameaças a funcionários, começaram em fevereiro. A Polícia Federal foi acionada para apoiar as investigações.
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (21) um homem de 39 anos, suspeito de liderar um grupo criminoso responsável pelos ataques a provedores em Fortaleza. Ele foi detido no Eusébio, na Grande Fortaleza. No total, 28 pessoas foram presas na operação, que visa desarticular os grupos, identificar seus líderes e bloquear bens ilícitos.
Fonte: Claudio Dantas