22/03/2025 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­tica

Andre@zza.net

Reviravolta na Câmara: Definição das Comissões Adiada!

Disputa pelo Orçamento impacta escolha dos lĂ­deres dos colegiados.

Por Eliashacker.com.br 13/03/2025 às 12:58:17

A definição das presidĂȘncias das comissões na Câmara dos Deputados foi adiada para a próxima semana, impactada pelas discussões acaloradas sobre o Orçamento para este ano. A expectativa era que os partidos que presidiriam cada um dos 30 colegiados fossem definidos nesta quinta-feira, 13 de março de 2025.

Os lĂ­deres partidĂĄrios se reuniram para debater a pauta orçamentĂĄria, e uma sessão conjunta do Congresso Nacional estĂĄ agendada para tratar do tema. As deliberações sobre as comissões agora ocorrerão na terça-feira, 18, com as instalações previstas para a quarta-feira, 19.

Desde o inĂ­cio do ano legislativo, o lĂ­der do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, tem sido enfĂĄtico ao afirmar que não abrirĂĄ mão do nĂșmero de colegiados a que o partido tem direito, conforme o regimento interno. Essa postura do PL, um partido de direita, mostra a importância estratégica que eles atribuem ao controle de determinadas comissões.

A prioridade do PL é a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Creden), com a indicação de Eduardo Bolsonaro. Apesar da oposição de partidos de esquerda como PT e Psol, o PL parece determinado a manter a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro.

"Não vamos abrir mão do nĂșmero de colegiados que o partido tem direito pelo regimento interno." afirmou o deputado Sóstenes Cavalcante.

Além da Creden, o PL também demonstra interesse nas comissões de SaĂșde, Segurança PĂșblica e Minas e Energia. A comissão de Segurança PĂșblica, inclusive, jĂĄ é presidida por FlĂĄvio Bolsonaro (PL-RJ) no Senado Federal, evidenciando a importância que o partido dĂĄ a essa ĂĄrea.

A sessão desta quinta-feira no Congresso Nacional tem como objetivo discutir o texto do relator do Orçamento, senador Eduardo Gomes (MDB-PI). As votações na Comissão Mista de Orçamento e no plenĂĄrio do Congresso estão programadas para a próxima semana.

Após a reunião de lĂ­deres, algumas mudanças foram feitas no PRN 1/2025, incluindo a autorização para que a CMO edite normas sobre a admissibilidade de emendas e o adiamento da vigĂȘncia de dispositivos referentes à apresentação de emendas.

*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Comunicar erro
ComentĂĄrios