Uma ideia legislativa propõe distribuir calcinhas para "mulheres trans" por meio do SUS. A iniciativa já tem 17,3 mil assinaturas, no site do Senado Federal. Ao receber 20.000 apoios, a ideia se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos senadores.
"Diariamente, mulheres trans usam fitas e colas para esconder seus órgãos genitais", diz a proposta. "Assim, deixam de ir ao banheiro e de se hidratar, ocasionando diversos problemas renais. Para resolver este problema de saúde pública, propomos a distribuição gratuita de calcinhas desenvolvidas especialmente para elas".
"O Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. Quando não devido ao preconceito, é devido às doenças renais que poderiam ser evitadas. Para isso, já existe uma calcinha desenvolvida em conjunto com profissionais da saúde e a comunidade trans, que deve se tornar acessível para todas", diz outro trecho da proposta.
Ideias legislativas são sugestões da população brasileira de alteração na legislação vigente ou de criação de novas leis.
Gazeta Brasil